Skip to content

Como acontecem entupimentos em dias de chuvas e como resolver este problema

4 de fevereiro de 2020
esgoto e chuva

As chuvas no período do verão são comuns e muitas vezes se tornam tempestades terríveis, que podem causar acidentes, mortes e enchentes devastadoras, produzindo alagamentos em vários pontos da cidade.

Enchentes são montantes de água que geralmente acontecem por conta de chuvas fortes. Alagamentos são o resultado de uma enchente, quando a água demora mais para escoar.

Geralmente enchentes se concentram em regiões baixas de uma cidade e no caso das grandes cidades, a água tende a ir para os rios e córregos próximos, que podem transbordar e causar alagamentos e muitos transtornos.

Nas casas de regiões que tem problemas com enchentes, a situação pode ser ainda pior quando a água da chuva entra em contato com a tubulação de esgoto, e o que fazer quando o entupimento é resultado de chuvas mais severas?

A solução para esse problema porém, depende tanto de políticas públicas quanto da população e de uma boa desentupidora. Saiba mais como combater entupimentos de esgoto em dias de chuva e livre-se desse problema.

Enchentes e alagamentos

Em grandes cidades, as enchentes e alagamentos se tornaram cada vez mais comuns, pois as ruas não possuem qualquer tipo de sistema de escoamento da água, no máximo um bueiro que geralmente se enche de lixo e o poder público falha na limpeza regular.

Outro ponto é o asfalto utilizado, feito com material que não permite a passagem da água e o encontro com a terra, que naturalmente absorve e não deixa que alagamentos fiquem maiores e por muito tempo.

Mas o asfalto facilita a vida das pessoas, oferece mais durabilidade aos carros e agiliza a locomoção.

Nesse caso, era necessário um material especial para oferecer essa drenagem e evitar problemas com alagamentos.

Um problema corriqueiro em cidade grande são as moradias irregulares em lugares de manancial, onde deveria apenas ter mata e nascentes, rios e córregos, além de barragens ou represas.

O crescimento desordenado e sem fiscalização, acaba favorecendo que a população mais carente faça casas nessas regiões, que naturalmente se alagam em períodos de chuvas fortes, causando não só a contaminação da água, como destruindo o meio ambiente.

As enchentes e alagamentos também acontecem pela falta de consciência ambiental da população, que descarta lixo em qualquer lugar como terrenos baldios e em regiões mais baixas, esse lixo quando se encontra com a água, acaba formando uma barreira e dificultando a passagem dela, causando ainda mais problemas de escoamento.

Esse lixo também pode entrar em contato com o esgoto residencial, que se já tiver com problemas de sujeira nas tubulações da própria casa, pode causar entupimentos graves e que somente uma desentupidora consegue resolver.

Encanamento pluvial x encanamento de esgoto

Nas cidades, o correto é que haja 2 encanamentos distintos: o pluvial, destinado a água da chuva e o encanamento de esgoto, destinado para os dejetos líquidos e sólidos provenientes da residência.

O problema é que muitos locais só possuem o encanamento de esgoto e tanto os dejetos da casa, quanto a água da chuva vão para o mesmo lugar.

O encanamento de esgoto não possui capacidade para suportar a água da chuva, além de seu uso.

Outro ponto é que a água da chuva quando destinada corretamente, passa por um sistema de tratamento que pode torná-la até potável e de boa qualidade, ao contrário da água do esgoto, que mesmo com tratamento e desinfecção, mesmo ao ser lançada nos rios e mares, não possui qualidade para beber.

O correto ao comprar um terreno, é sempre ao fazer as tubulações principais, criar uma específica para chuvas e outra para o esgoto, ligando todos os ralos externos a da chuva e os internos ao esgoto, evitando assim que na hora de uma chuva forte, não haja sobrecarga da rede de esgoto de sua casa.

Entupimentos de esgoto por causa de chuvas, o que fazer ?

No esgoto residencial, é responsabilidade do morador dar o destino correto para as águas pluviais, como foi dito no tópico anterior, com uma tubulação própria, evitando que se concentre no esgoto e haja um pane no sistema.

Quando a chuva é muito forte e pode causar alagamentos e enchentes, a do esgoto entra em contato com essa do alagamento e pode voltar por ralos e vaso sanitário, e causar desde odor fétido até o transbordamento da água para dentro da residência.

Mas geralmente isso é mais comum, nos casos em que as tubulações de esgoto estão com algum tipo de entupimento parcial, que pode se agravar para um problema total, quando o lixo entope toda a passagem da água, de modo que oferece transtornos ao morador e sua família.

Quando acontecem enchentes e entupimento do esgoto por conta da água da chuva, a recomendação é não utilizar o banheiro e nem os ralos e pias até a água baixar por completo. Mesmo que a água pareça ter escoado, no esgoto a forma de descobrir se o sistema voltou ao normal é dando descarga e observando se a água volta ou desce normalmente.

Quando existe algum tipo de obstrução, o que pode acontecer depois que a chuva passa, é importante chamar o serviço de desentupidora que funciona 24 horas e utiliza aparelhos e equipamentos com tecnologia e qualidade, para eliminação de qualquer obstrução.

O importante é que para evitar qualquer tipo de entupimento proveniente das chuvas, o encanamento pluvial seja feito e separado do esgoto, e caso não tenha como ser construído esse tipo de tubulação, jamais descartar lixo ou qualquer outro tipo de detrito nas tubulações de esgoto, que não sejam dejetos fisiológicos e líquidos.

Na cozinha, é importante manter uma caixa de gordura, que retém e descarta a água, evitando que óleo usado e qualquer resto de comida ou lixo residual entre em contato com a rede de esgoto.

Com esses cuidados, é possível evitar que enchentes e alagamentos causem transtornos em sua casa, e ofereça menos riscos a saúde e segurança de sua família.

Confira mais informações sobre desentupimento aqui no blog e deixe seu comentário.

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Em que posso ajudar ?
Olá , em que podemos lhe ajudar ?