Skip to content

Como dedetizar e exterminar Cupins

23 de março de 2020
Dicas-de-Produtos-para-Dedetizar-Cupins-em-sua-Casa

Dedetização de Cupins

 

Uma das maiores pragas urbanas que se tem conhecimento, os cupins são insetos vorazes que em grupo, podem destruir objetos de madeira em pouco tempo, além de concreto e alguns tipos de alimentos. 

A sua proliferação é rápida e são bichinhos muito pequenos que quase não são percebidos, mas que ao primeiro sinal podem colocar os móveis de uma casa, além da qualidade de vida de uma família toda em risco.

Vivendo em colônias, pode ter uma população gigantesca e tudo a partir de uma única rainha e matriarca, que tem expectativa de vida superior aos 50! Dessa forma, os cupins se mostram insetos perigosos que oferecem desde problemas a nível de saúde quanto financeiros. Entenda como é feita a dedetização de Cupins e medidas de prevenção.

Cupins

Pertencente a ondem da Isoptera, os cupins possuem até 2.800 espécies conhecidas e podem ser desde pragas urbanas quanto rurais. Nas cidades, destroem madeira de móveis, além de consumir vários tipos de alimentos e até concreto!

Cupins possuem grande força e em grupo, o poder de destruição se torna ainda mais intenso. Cupins podem ter asas ou não, dependendo da espécie e todos possuem antenas, que ajudam a localizar alimento ou se comunicar. 

Como grande parte dos insetos como formigas, cupins vivem em sociedade e criam grandes colônias que tem uma rainha, os machos alados e reprodutores, além de vários operários e locais próprios para desenvolvimento dos ovos e os soldados, que mantem a colônia em segurança. 

O começo de uma nova colônia é bastante interessante: um cupim macho sai em voo até um local que ele determine ser propício para uma nova colônia e ao acasalar com uma fêmea, cria e fecha um ninho, de maneira que a cupim fêmea, agora será uma rainha.

Ela pode depositar até 5.000 ovos por dia e cada cupim nascido será um novo operário ou soldado para o clã e o cupim alado fica com a rainha e copulam mais e mais cupins, até a colônia estar completamente amadurecida, o que pode levar de 2 a 4 anos, para que haja um número significativo de cupins para a criação de um novo cupinzeiro.

Na natureza isto é muito comum de acontecer, sendo normal encontrar caixas de cupinzeiro em locais de mata por exemplo. No campo, apenas 10% das espécies de cupins são considerados pragas de plantas e plantações. 

Nas cidades os cupins fazem suas colônias em móveis e paredes de alvenaria, criando as chamadas galerias, abrindo passagens e dependendo da gravidade do problema, derrubando paredes, destruindo móveis e causando imensos prejuízos financeiros.

Cupins para Ecologia

Apesar de serem pragas para o homem, ainda assim, cupins possuem sua importância para natureza. Por exemplo, eles são considerados decompositores, ou seja, ajudam a decompor restos de alimentos, seres vivos mortos e manter o processo natural de decomposição.

Outro benefício dos cupins é quanto a oxigenação do solo e sua nutrição, já que por abrir espaços como galerias na terra ou em qualquer local com plantas, deixa a terra mais fértil e favorece o crescimento e saúde delas.

Apenas uma pequena parcela de espécie de cupins é considerada nociva e essa depende de sua exterminação para evitar problemas mais sérios quanto a infestação em residências. 

Como descobrir uma infestação de cupins em casa

Cupins são insetos muito pequenos e por esse motivo, acabam sendo dificilmente identificados, porém, é possível descobrir se sua casa está passando por um ataque com apenas algumas observações:

Observe objetos de madeira como móveis e veja se existem furos e indício de pó;

Preste atenção se as paredes estão ocas ou pisos e azulejos se soltando ou com som oco também;

Cupins em grupo podem fazer barulho que é facilmente escutado a noite ou em silêncio. Analise se os locais por onde possivelmente eles estejam alojados possuem ruídos.

Além desses sinais, é importante localizar também onde está o ninho, ou seja, ainda que os cupins estejam destruindo sua mobília, acredite, ele não está morando ali e sim, apenas se alimentando. A dica é que geralmente o ninho fica próximo do local do ataque.

Observe se existem trilhas de terra em vasos ou jardins, portas de varandas e até dormentes de muros. Em madeiras grandes como portas, pode haver também proliferação e ninhos de cupins. Outra dica sobre cupins é que eles não são facilmente vistos, pois passam a maior parte do tempo nas galerias.

Como é feita a dedetização de Cupins

Quando você observou e percebeu que sua casa está sendo atacada por cupins e começa a ter prejuízos, é hora de chamar uma empresa de dedetização o mais rápido possível. 

Só para se ter uma ideia, uma colônia de cupins pode ter desde 100 insetos até mais de 1 milhão! Portanto é preciso agir rápido se não quiser a destruição em massa de seus bens. 

Evite o uso de paliativos como umedecer papelão e colocar próximo do ninho, na esperança que saia e você possa matar ou evitem ir para sua casa, pois é uma alternativa que não resolve problema de grandes infestações.

A única solução é a Dedetização, que é feita através de empresa especializada e técnico preparado. O profissional primeiro averiguá todas as queixas do cliente e analisa os possíveis locais de infestação, além de onde é o ninho.

Depois de analisado e localizado os pontos que devem ser eliminados, o profissional aplica o produto que pode ser desde veneno, aplicado especificamente em madeira seca, com cupins próprios para esse tipo de madeira, além de pulverização e aplicação com pincel de outros tipos de produtos que matam e protegem os materiais de novos ataques.

Outros tipos de veneno para cupins é o chamado bloqueio da construção, principalmente quando o cupim ataca paredes e pisos, onde o profissional aplica o produto, porém precisa quebrar o chão e parede para a aplicação, havendo custos com reformas e por fim o veneno por isca, que faz com que os cupins levem o veneno para a colônia e haja o extermínio total. 

A melhor maneira, porém, é sempre chamar uma dedetizadora e confiar na melhor maneira de acabar de uma vez com a infestação de cupins em sua casa.

Para saber mais sobre Dedetização, fique ligado em nossas atualizações aqui no blog!

Solicite um orçamento :

 

banner atualizado

 

 

 

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Olá , em que podemos lhe ajudar ?
Powered by