Skip to content

Dedetização de Percevejos

13 de março de 2020

Percevejos em Camas e Dormitórios 

percevejos cama

Conhecido como inseto de camas, o Percevejo pode passar desapercebido pela maioria das pessoas, por ser um bichinho muito pequeno e se esconder durante o dia, geralmente em colchões e roupas de cama, e aparecer a noite para se alimentar de sangue humano.

O Percevejo não é um bichinho perigoso a ponto de causar doenças e transmitir veneno, mas é desconfortável, com uma picadinha quase imperceptível, mas que quando causa infestações e se alojando em locais camas, poltronas e até fendas nas paredes, pode passar a impressão de que a casa não tem assepsia.

Por ser muito pequeno, pode ser difícil percebê-los e eliminá-los de forma caseira, por isso a dedetização é tão importante. Confira neste artigo tudo sobre percevejos, como é feita seu combate através da dedetização e como evitar seu aparecimento.

Percevejo

Percevejo é o nome popular do pequeno inseto Hteroptera, que pertence a mais de 40.000 espécies diferentes divididos em 7 ordens classificatórias. Ainda existe uma ideia de que não se conhece todas as espécies de Percevejo, se mantendo as pesquisas quanto a sua procura.

De cor castanha e formato oval, o Percevejo pode ser encontrado na natureza com mais facilidade que na vida urbana, sendo que na natureza ele se alimenta de seiva das plantas, enquanto nas cidades se aloja em camas e locais com tecidos e espuma, se alimentando do sangue humano. 

Nos Estados Unidos é conhecido pelo nome Bed Bugs (Inseto de cama), por ser o principal local onde encontra-lo, porém ele também pode alojar qualquer outro local com tecidos, espuma e até madeira, e também frestas e buracos nas paredes.

O Percevejo é muito pequeno, chegando a 7 mm no máximo e não possui asas, oque pode dificultar sua locomoção, porém é se prendendo as roupas e pele das pessoas que ele vai de um lugar para o outro e assim, causa infestações.

É um bichinho que aumenta rapidamente e em grande quantidade, sendo que depois da cópula com o macho, a fêmea deposita vários ovos que podem eclodir em até 10 dias.

Resistentes e adaptáveis, o Percevejo pode sobreviver em temperaturas que vão de -10 graus até 45 graus facilmente. Além disso, estes insetos se mantiveram quase que extintos da década de 60 para atualidade, por conta da criação de inseticidas químicos caseiros. 

Porém nos últimos 10 ou 15 anos, seu aparecimento se tornou comum novamente, pois o inseto se tornou mais resistente a esses inseticidas, demonstrando um cuidado maior para seu combate total.

Percevejos são perigosos a saúde?

Não são perigosos, mas podem causas irritações e inflamações na pele das pessoas mais sensíveis. Geralmente o percevejo pica a pessoa durante a noite no sono e esta nem percebe ou pensa ser um inseto como um pernilongo comum, tanto que a irritação da picada é igual, com coceira, vermelhidão e irritação local.

O problema, porém, é quando várias picadas acontecem por causa de uma infestação, causando vários pontos de irritação e coceira, podendo passar para uma inflamação na pele. Dependendo da suscetibilidade da pessoa e alergia as picadas de percevejos, podem aparecer feridas e ser necessário um tratamento dermatológico sério.

As picadas não transmitem doenças ou algum tipo de veneno, porém oferecem sensação desagradável. Outra situação que pode ocorrer é que percevejos podem atrair outros insetos maiores como baratas por exemplo, colocando em atenção toda família quanto a infestação desse pequeno inseto, que deve ser combatido rapidamente. 

Limpeza é fundamental

O Percevejo é um inseto resistente e que pode proliferar rapidamente, porém com hábitos de limpeza e cuidados de higiene, é possível evitar que eles continuem aparecendo.

Manter a limpeza em dia das roupas de cama como lençóis, fronhas e mantas, além de, se possível, colocar o colchão no sol e deixar a casa sempre bem arejada. 

Outra dica é varrer diariamente a casa e aspirar, principalmente locais de difícil acesso, mas com umidade, temperatura e claridade diminuída, que sejam perfeitos para Percevejos se esconderem.

Qualquer lugar por menor que seja pode ser um esconderijo de Percevejos como por exemplo quadros, pequenos buracos em paredes, cortinas, gavetas, estofados e claro, colchões.  

Dedetização de Percevejos

A dedetização de Percevejos é a maneira mais eficaz de acabar de vez com esses insetos, principalmente nos casos de grandes infestações. Infestação é quando existe um número grande e desordenado de insetos que não podem ser controlados de formas comuns como inseticidas caseiros ou apenas uma limpeza simples.

A Dedetização de Percevejos começa, com a chegada do profissional até o local do problema e uma averiguação para determinar o tamanho da ocupação de percevejos, buscando os locais de esconderijo e focos dos mesmos.

Depois da análise e uma conversa com o cliente, o profissional decide qual a melhor solução e equipamento que será utilizado: se inseticida químico especial ou pulverização. 

O inseticida usado em dedetizadoras é diferente dos usados em residências, pois sua ação é prolongada, além de ser mais forte. Já a pulverização é o uso de produto químico que mata os insetos rapidamente, oferecendo também ação especial e prolongada.

A única cautela quanto ao uso de ambos os produtos é que eles oferecem ação residual, ou seja, deixam vestígios de resíduos dos produtos utilizados pela casa, sendo perigoso para a saúde dos moradores e animais domésticos.

Nesse caso a recomendação, é que nos dias da dedetização a casa esteja vazia e com móveis e objetos devidamente cobertos ou embalados, para evitar a transferência desses resíduos. 

Uma dica que as dedetizadoras dão é que depois de uma dedetização, todas as malas, roupas e embalagens como de papelão por exemplo, devem ser devidamente observadas e limpas, de maneira a não dar qualquer chance para haver uma nova infestação.

A dedetização é uma forma de combater o Percevejo, mas o maior benefício é sempre manter a limpeza em dia e evitar acúmulo de objetos e que possam atrair os insetos. Caso seja preciso, troque os colchões, travesseiros e roupas de cama, além de tudo que possa ter contato com os percevejos e evitando que eles continuem causando problemas. 

E você, já teve problemas com Percevejos? Conte sua história pra nós e confira novos artigos sobre dedetização aqui no blog.

Solicite um orçamento :

banner novo

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Em que posso ajudar ?
Olá , em que podemos lhe ajudar ?