Skip to content

Desratização e Dedetização de Ratos

18 de março de 2020
desratização

Dedetização de ratos: como é feito o extermínio de roedores em sua casa

Pertencente a ordem dos roedores, os ratos são pequenos mamíferos que vivem na natureza, que podem ser de zona rural ou cosmopolita, sendo que nesse último, acabou se adequando e tornando-se uma das pragas mais temidas do mundo.

Os ratos podem transmitir diversas doenças graves e fatais, seja por sua mordida, fezes ou urina. Por isso, ratos são considerados pragas urbanas poderosas que quando não são controladas, podem trazer sérios riscos de saúde em uma família.

Quando todas as alternativas já foram tomadas para desratização, a única forma de exterminá-los é através da dedetização. Neste artigo, entenda como é feito esse serviço e quais as medidas que podem ser tomadas em casa, para evitar essas visitas indesejáveis.

Ratos

Os ratos são animais furtivos e muito inteligentes, conhecidos a milênios e que praticamente povoam o mundo todo. Existem 2 tipos de ratos: o rato do campo e o rato urbano.

O rato do campo vive no mato e é o alimento de águias, cobras e falcões, sendo fundamental para manter a cadeia alimentar desse ecossistema. Se alimentam de grãos e tudo o que encontra na natureza e dificilmente saem desse habitat para outros lugares.

O rato do campo em geral não transmite doenças severas, mas pode ser uma praga roedora que coloca em cheque locais de armazenamento de alimentos como grãos em fazendas e até plantações, dependendo do tipo da infestação.

Já o rato urbano, conhecido da espécie ratus ratus, é um rato mais rápido, atento e que come alimentos desde restos até de dentro de residências, sendo bastante nocivo a saúde.

Os especialistas já comprovaram que ratos podem transmitir até 200 tipos de doenças e todas com alta taxa de mortalidade. Ratos geralmente agem a noite, usando a audição e olfato para se guiar, já que praticamente são cegos.

Outro ponto interessante na característica de um rato é que basicamente todos os roedores possuem focinho pontudo, orelhas arredondadas e abertas, além de patas pequenas mas ágeis e um rabo longo e praticamente sem pelos.

Os perigos que os ratos oferecem

Os médicos já catalogaram mais de 200 tipos de doenças que são transmitidas por ratos, em especial os urbanos. Algumas das mais conhecidas são:

  • Leptospirose;
  • Escabiose;
  • Peste Bubônica;
  • Hantavirus entre outras.

No Brasil a Leptospirose é a mais conhecida e já matou milhares de pessoas. Consiste em uma doença transmitida pela urina do rato e caso a pessoa tenha contato, como por exemplo, através de água de enchentes, pode sentir uma súbita febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de dores nas panturrilhas, seguido de vômito e diarreia. Nos casos graves pode levar a morte.

A Escabiose é uma doença proveniente dos ratos que causam feridas e crostas na pele. A Escabiose é uma infecção que pode ser passado de uma pessoa que teve contato direto ou indireto com um rato contaminado e transmitido para outras pessoas através do contato íntimo. Geralmente não é fatal, mas causa feridas dolorosas e de difícil tratamento.

Muito comum na época da Idade Média, a Peste Bubônica é uma bactéria transmitida por ratos e por suas pulgas, que ao picar uma pessoa pode dar desde febre alta, até tremores e alucinações, além de dor de cabeça e tosse seca, com cansaço e dificuldade de respirar, com aumento da frequência cardíaca.

Pode haver sangue na tosse e principalmente o aumento dos gânglios linfáticos, formando bubões, por isso o nome bubônica. Matou mais de 50 milhões de pessoas, correspondendo a 60% do continente europeu da época.

Hantavírus é uma doença mais nova e transmitida pela aspiração do pó das fezes dos ratos contaminados. Os sintomas são infecções nos pulmões e nos rins, levando a insuficiência renal nos casos mais graves e sendo muito fatal.

Com essas poucas doenças relatadas, fica claro a importância da dedetização residencial no caso de infestação de ratos, e a prevenção sempre é fundamental para evitar que eles apareçam.

Como acontece infestação de ratos e prevenção

Os ratos são atraídos por lixo, restos de alimentos e locais úmidos, quentes e escuros. Casas com pouca ventilação e claridade, com umidade e que não tenham boa assepsia, são o alvo preferido deles.

Assim que um rato aparece, deve haver o cuidado de não criar ninhos, algo que depois de instalado, se desenvolve rapidamente e fica cada vez mais difícil de combater. Os ratos geralmente aparecem a noite, mas quanto maior o número, mais comuns eles se tornam, inclusive, durante o dia.

Para se ter uma ideia da velocidade de reprodução de um rato, as fêmeas podem ter 10 gestações por ano e por apenas 19 dias, com até 9 filhotes por ninhada. Outro dado da importância de combater ratos é que ele pode consumir em apenas 6 meses, até 14 kg de alimentos.

Ratos são animais altamente adaptáveis, tanto que ao sair da natureza e vir para as cidades, conseguiu se adequar perfeitamente aos hábitos das metrópoles e praticamente não possui predadores nesse ambiente. Podem subir paredes, escalar fios e passar em buracos minúsculos, se mostrando uma praga de difícil eliminação.

Dedetização de ratos

Mas ainda que ratos sejam difíceis de controlar, o serviço de dedetização de ratos, conhecido também como desratização, é eficaz para conter e exterminar por completo todo tipo de infestação de ratos.

A desratização consiste em métodos de combate aos ninhos, onde se concentra o problema. Alguns métodos podem ser por iscagem, quando é colocado veneno que atrai um rato e este leva o veneno para o ninho, eliminando todos os ratos. Porém o método é eficaz apenas com algumas espécies específicas.

O polvilhamento é outra forma de desratização altamente eficiente. Consiste em um pó aplicado diretamente sobre um rato que levando o veneno para o ninho, acaba de vez com o problema.

A outra medida são os dispositivos de captura como tapetes adesivos que quando o rato passa por cima, fica preso. Indicado em infestações de baixa intensidade. Se você está tendo problema com ratos, não perca tempo e ligue agora para dedetização e acabe de vez com os ratos em sua casa.

Quer saber mais sobre dedetização em residências? Confira nossos novos artigos aqui no blog.

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Olá , em que podemos lhe ajudar ?
Powered by