Skip to content

Como evitar o novo Coronavírus ? Dicas de limpeza e Higiene em sua casa contra essa Doença

20 de março de 2020
banner-2

Sanitização COVID-19 – Coronavirus

Fazia tempo que o mundo não via uma pandemia como o Covid 19, ou simplesmente novo Coronavírus. Vírus já conhecido em todo mundo, o Coronavirus foi descoberto em meados da década de 60, e pertence a uma grande família viral, sendo que o Covid 19 é o mais novo e ainda sem um tratamento efetivo.

Descoberto em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China, o mundo já anuncia 210 mil pessoas infectadas e 9 mil mortos por Covid 19, sendo que quase a metade só no continente Europeu. 

Os números assustam e o caos é eminente, mas em dias de pandemia e isolamento em casa, é preciso tomar cuidados de higiene e limpeza essenciais para evitar a infecção e manter a saúde da família em dia.

A dedetização de residências nesses tempos difíceis é uma opção quando existem infestações de pragas nocivas a saúde, mas nada como uma boa limpeza para afastá-las. Neste artigo, dicas para combater o Coronavírus e dicas de limpeza e dedetização de sua casa, que são importantes pra evitar qualquer doença.

Coronavírus

A OMS classifica o novo Coronavírus como uma doença mundial, uma pandemia sem precedentes, que começou em uma pequena cidade chinesa e alastrou pelo planeta em poucas semanas. 

Apesar do epicentro da doença ser hoje a Europa e a Asia, no Brasil a questão já é preocupante, com mais de 530 infectados, mais de 11.200 suspeitos e 6 mortos, número que tende a aumentar ao longo das próximas semanas ou meses.

Com sintomas de uma gripe comum, o Covid 19 é é perigoso por ser um vírus novo, ainda que pertencente a uma família viral já conhecida. O coronavirus pode muitas vezes não causas sintomas, porém ainda contagiar muitas pessoas e nos casos graves, oferecer risco de vida com comprometimento dos pulmões e rins.

Segundo a OMS e seguido pelo ministério da Saúde brasileiro, a ordem é que o país pare assim como todo planeta está fazendo, na busca de frear o avanço do Covid 19. Ou seja, fechar empresas, parar o transporte público, suspender aulas e todas pessoas se trancarem em casa até que o surto passe. 

A medida radical já foi vista em outras épocas semelhantes como eficaz e apesar de causar improdutividade e um caos mundial, principalmente financeiro, é a única forma de manter as pessoas o mais longe possível de serem infectadas, além de evitar que o sistema de saúde não tenha como comportar tantos doentes. 

A medida também busca proteger que pessoas acima de 60 anos e com doenças pré existentes sejam acometidas pela doença, já que estes são o grupo de maior risco e mortalidade.

Diante dessa realidade, é necessário haver em nossas casa não só suprimento de alimento e o necessário para passar os dias de quarentena, mas principalmente a limpeza completa e efetiva, que garanta a saúde da família e o vírus cada vez mais longe de nossas casas.

Tempo de vida do Coronavírus nas superfícies

Um estudo recente mostra que o Coronavírus pode infectar pessoas através do toque ou manuseio de alguns objetos e por isso a recomendação da OMS é que as pessoas evitem beijos, abraços e apertos de mão, além de evitar o toque em superfícies e objetos de uso coletivo, que possam carregar o vírus.

Por exemplo, descobriu-se que produtos a base de aço inox, podem manter o vírus ativo por até 72 horas! O plástico também é outro produto que mantém o vírus por 3 dias e o papelão por até 24 horas. 

O objeto com menor tempo de sobrevida para o vírus é o cobre, com até 4 horas apenas. Até mesmo a poeira que podemos encontrar em cima de um móvel pode conter o novo Coronavírus, porém possui o menor tempo de permanência da doença: apenas 1 hora.

Ou seja, panelas de aço inox devem ser higienizadas, principalmente nas casas de pessoas que tenham algum tipo de gripe ou foram confirmadas para o novo Coronavírus. Plástico e papelão também devem receber a mesma atenção, independente de haver ou não vestígios da doença. 

Como manter a limpeza de casa em dia 

A limpeza de casa deve ser uma obrigação e responsabilidade diária, porém uma faxina mais intensa deve ser feita pelo menos uma ou duas vezes na semana. Em tempo de confinamento como agora e com mais pessoas dentro de casa, a tendência é haver mais produção de lixo e mais bagunça, e, portanto, é fundamental a colaboração de todos para manter a assepsia local.

Se não existe nenhum caso de Covid 19 na residência, a limpeza pode ser como a de rotina, uma ou duas vezes por semana, uma faxina mais séria, porém com a lavagem de banheiros a cada 2 dias ou a higienização com água sanitária sobre as peças como vaso e pia. 

Em cozinhas o cuidado deve ser semelhante e levando em conta que deve ser evitado o compartilhamento de copos, talheres e pratos para evitar contaminações. Na hora da limpeza, o uso de luvas é obrigatório e se possível usar máscara de proteção.

Desinfecção Química

Mas e se existe um familiar na casa como Covid 19? Nesse caso a limpeza precisa ser ainda mais intensa e diária, evitando que outros parentes e moradores do local sejam contaminados. Banheiros devem ser lavados e limpos diariamente com água, sabão e água sanitária, passando álcool 70% por todas superfícies e peças, para haver a total inatividade do vírus.

Segundo os médicos uma pessoa infectada pode levar de 5 até 10 dias para começar apresentar sintomas do novo Coronavírus e logo, é preciso que haja o cuidado para que os casos positivos não contaminem outras pessoas, tornando a infecção comunitária, quando não há como saber quem passou o vírus.

Na China, percebeu-se que apenas isolar as pessoas em casa não era o bastante, principalmente nos casos confirmados da doença. Foi preciso levar os doentes para os hospitais para tratamento e assim, evitar que os outros moradores de uma mesma casa não fossem afetados. 

Aqui no Brasil além da limpeza com água e sabão, água sanitária e álcool 70%, seja em gel ou líquido, é feito a Desinfecção Química, um serviço eficiente e indicado para residências com índice elevado de contaminação ou suspeita.

A Desinfecção Química é um processo bastante complexo, utilizado em caso de contaminação severa. Uma casa com 4 pessoas e todas doentes de Covid 19 por exemplo, é um ótimo exemplo de local para uma desinfecção química. 

Os produtos utilizados são potentes e possuem uma resposta de eliminação total dos microorganismos e vírus no local, seja, em superfícies ou no ar, deixando o ambiente livre da contaminação. 

O indicado é que durante a aplicação do produto, que deve ser feito por empresa especializada em dedetização ou afins e por técnicos treinados e qualificados, os moradores não estejam no local, garantindo sua qualidade de vida.

Ainda assim a indicação é sempre manter uma limpeza de qualidade e no momento, mais intensa, evitando que o novo Coronavírus se torne mais forte e se espalhe com mais facilidade no Brasil e principalmente dentro de sua casa.

Para mais informações sobre Desinfecção Química, confira novidades aqui no blog.

 

banner atualizado

   

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Olá , em que podemos lhe ajudar ?
Powered by