Skip to content

Dedetização

banner atualizado

COMO FAZER DEDETIZAÇÃO RESIDENCIAL E DICAS PARA MANTER A CASA LIVRE DE PRAGAS

A dedetização é a maneira mais eficiente de acabar com todo tipo de praga ou inseto que possa transmitir doenças ou mesmo esteja infestando uma residência ou prédio e comércio, trazendo transtornos e até destruindo e comprometendo estruturas. 

Pragas como mosquitos, baratas, formigas, cupins e ratos não devem ser tolerados, e a dedetização aliado com uma boa limpeza, podem acabar com o problema rapidamente. 

É fundamental que um bom asseamento seja feito todos os dias, garantindo que restos de alimentos não fiquem visíveis, com fácil acesso dessas pragas e possam continuar comprometendo a sua saúde e de todos de sua família. Neste artigo, daremos dicas de como fazer dedetização residencial e dicas para manter a casa livre de pragas.

 

AS PRAGAS DOMÉSTICAS MAIS COMUNS

Nas cidades, existem algumas pragas urbanas que são mais comuns do que outras, sendo que algumas só aparecem em regiões determinadas, com certas características especiais. As pragas mais esperadas são:

  • Baratas;
  • Ratos;
  • Formigas;
  • Moscas e Mosquitos;
  • Pernilongos;
  • Lesmas;
  • Cupins;
  • Carrapatos e pulgas.

No caso dos cupins e carrapatos, é mais comum encontrá-los em locais com mais concentração de madeira e no caso dos carrapatos e pulgas, casas que tenham animais domésticos como cães e gatos. 

Pragas que não são tão fáceis de encontrar em regiões urbanas, porém podem aparecer, principalmente próximo de locais arborizados ou com mais acúmulo de lixo e esgoto são:

  • Escorpiões;
  • Percevejo;
  • Barbeiro;
  • Aranhas;
  • Marimbondos;
  • Pulgões.

Em geral, essas pragas não tão comuns podem ser mais perigosas, principalmente no caso dos escorpiões, que dependendo da espécie pode apenas dar picadas dolorosas ou até matar uma pessoa. Os pulgões são pragas comuns em plantas e pode ser encontrados em jardins domésticos ou em hortas verticais. 

DICAS PARA MANTER A CASA LIVRE DE PRAGAS

Não existe mágica para se ver livre de pragas como moscas, baratas, formigas ou até escorpiões, pois uma boa limpeza e com regularidade, manterá todas essas pragas longe. Além disso:

Colocar tela de proteção nas janelas- Para evitar que moscas e mosquitos apareçam em sua casa, é uma ótima opção, já que ajudam a manter a cozinha protegida e também o restante da casa, em especial os quartos dos temidos pernilongos que podem incomodar durante a noite.

Cuidados com madeiras- Seja móveis ou mesmo madeiramento para estruturas, em primeiro lugar, compre madeira certificada e tratada, pois dessa forma você terá a garantia que elas já estão tratadas contra cupins, brocas e outras pragas comuns na madeira.

Além disso, envernize todas e tape todos os buraquinhos com o verniz ou cola. Não deixe a madeira entulhada em locais que sejam muito úmidos ou recebendo chuva, pois além de estragá-la, ainda poderá causar a proliferação de pragas como por exemplo, escorpiões, que gostam de locais quentes, úmidos e escuros. 

Faça o bloqueio de acesso para casa- Além das telas de proteção nas janelas, ter rodapés que bloqueiam o acesso de pragas como ratos e baratas para dentro de casa, são eficientes, porém devem ser trocados eventualmente, conforme necessário.

Cuidados com o lixo doméstico- A preocupação com o lixo é fundamental, pois quando mais ele estiver acessível, mais atrairá pragas para sua casa. Tenha sempre lixos tampados e nunca encha demais, nesse caso retire-o, limpe a lixeira e coloque um novo saco de lixo. 

Não deixe o lixo em qualquer local. De preferência, sempre o retire quando o lixeiro for passar ou coloque em um local alto e fechado para que não exale odor e chame atenção das pragas. Não acumule lixo.

MANTENDO A CASA LIMPA

Ter uma casa limpa é essencial para que qualquer tipo de praga se mantenha longe. Limpar debaixo de sofás e armários, tirar o pó, mudar móveis e objetos de decoração de lugar e manter uma periodicidade na limpeza, com certeza afastará roedores e outras pragas como baratas, formigas e moscas, o mais longe possível.

Pequenos hábitos como varrer a casa todos os dias, pode impedir que o pó se acumule e apareça traças e tesourinhas. Além disso, nas cozinhas por exemplo, baratas e formigas serão afastadas quando não encontrarem migalhas pelo chão. Ratos também podem ser evitados dessa forma, além de promover bloqueios com tapetes e rodapés de portas, que oferecem resistências para esses roedores entrarem.

Casas com mofo por exemplo, devem ter um cuidado especial, já que o mofo deve ser combatido, utilizando de produtos específicos para acabar com o problema, as vezes sendo necessário uma reforma no local para acabar de vez com ele. O mofo deixa áreas úmidas e pode atrair ratos e baratas por exemplo, para criar seus ninhos. 

USE PRODUTOS CASEIROS PARA DEDETIZAÇÃO DE PRAGAS

Quando as pragas estiverem aparecendo e o foco delas ainda for pequeno, utilizar de produtos caseiros como venenos ou inseticidas que repelem essas pragas, será o suficiente para eliminá-las. 

Existem várias dicas aqui em nosso blog de como dedetizar casas contra baratas ou como dedetizar ratos e manter a casa livre deles, porém em todos os casos é preciso que alguns cuidados sejam seguidos, como manter os produtos longe de crianças pequenas e animais domésticos e sempre usar luvas, óculos de proteção e fazer a higienização dos locais das infestações com cautela e regularidade, para que a dedetização manual e caseira possa ser efetiva.

Mas nem sempre será simples se livrar de pragas, mesmo com a limpeza da casa ou o uso de produtos químicos e caseiros. Quando a infestação começa se tornar alarmante e perigosa, a melhor solução é obter ajuda de uma dedetizadora especializada e autorizada, que usará produtos seguros, eficientes de fato e que darão resultados reais e rápidos, para você se ver livre dessas pragas o quanto antes.

As dedetizadoras usam produtos específicos como gel, pó, líquidos e vaporização, para matar e repelir pragas, fazendo com que elas sejam eliminadas e não ofereçam mais problemas. Geralmente a durabilidade da dedetização é alta e com uma casa sempre bem limpa e cuidada, é possível que nunca mais você tenha problemas com elas. 

Solicite um orçamento :

banner novo

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Olá , em que podemos lhe ajudar ?
Powered by