Skip to content

Dedetização de Baratas

12 de março de 2020
dedetização baratas

Como é feito e os benefícios da dedetização de Baratas  ?

Quando vai chegando a primavera e verão, vamos ficando mais animados e pensando nas férias e também curtir nosso lar, porém é difícil quando o lugar mais especial é atacado por insetos, principalmente as temidas e famigeradas baratas.

As baratas são tão antigas quanto a humanidade e praticamente povoam todas as partes do mundo. Não picam e parecem ser inofensivas, mas carregam consigo muita sujeira e doenças, podendo causar fatalidades.

No mercado comum é possível encontrar inúmeros produtos para eliminação de baratas, mas nos casos mais graves de infestação, a alternativa é a dedetização. Neste artigo, falaremos um pouco sobre como acontecem as infestações de baratas, as formas de combate e como é feito o serviço de dedetização e seus benefícios a longo prazo.

Baratas

As baratas existem desde o tempo das cavernas, e com mais de 5.000 espécies pelo mundo. Escavações em diferentes regiões do mundo, comprovaram que as baratas antigas eram idênticas as atuais e todas possuem semelhanças que só mostram alguma diferença quanto ao clima do lugar, mostrando assim o incrível poder de adaptação desses insetos. 

As baratas são conhecidas por seus hábitos cosmopolitas, ou seja, se adaptaram bem a vida das cidades, onde elas encontram abrigo, comida e água o suficiente para sobrevivência. Além disso, por serem pequenas e algumas possuírem asas, conseguem facilmente entrar e sair de qualquer local. 

Baratas não possuem predadores diretos, apesar de ratos e lagartixas a consumirem, pois são insetos rápidos e por ter rápida evolução e alta população, se tornou um inseto a ser combatido nas metrópoles. 

A maior parte das espécies de baratas vivem na natureza como é o caso da barata de Madagascar e a Australiana, que apesar de muito parecida com a americana, é menor e tem hábitos distintos.  

Dentre as milhares de espécies, existem apenas 30 tipos de baratas que são consideradas vetores de doenças, e no Brasil, ao menos 3 tipos são consideradas perigosas: 

  • Barata Americana- Conhecida como barata de asas, a Barata americana é um dos tipos mais comuns no Brasil. De hábitos noturnos, é uma barata grande, que pode chegar 5 cm. 

 

  • Não possui um  hábito alimentar único, se alimentando desde açúcar e gorduras até outros insetos menores e sangue. Vive em esgotos e caixas de gordura, além de fossas e locais com acúmulo de lixo;

 

  • Barata nua- É uma barata escura e pequena, além de lenta em relação a outras espécies. É encontrada com facilidade em locais com lixo, além de escuros e úmidos. Sua dieta é bem específica: prefere se alimentar de microorganismos em decomposição. Pode povoar tubulações de esgoto, porém é mais raro;

 

  • Barata francesinha/alemã- É a barata de cidade mais comum do mundo e muito comum em locais próximos de lanchonetes, restaurantes e onde há processamento de alimentos. 

 

  • É uma barata média, que pode ter entre 1 a 5 cm e possui uma das formas de adaptação mais eficazes entre todas as baratas: para se ter uma ideia, ela não morre facilmente com a utilização de inseticidas, tornando seu controle mais difícil que as outras espécies.

 

Nem toda barata é perigosa, algumas são fundamentais para nosso ecossistema

Pode parecer estranho, mas existem alguns tipos de baratas, em geral na natureza, que são benéficas para o controle do ecossistema. É o caso das baratas que aparecem quando existe um animal morto e em decomposição na natureza, pois ela auxilia nesse processo.

Até mesmo as baratas de cidades oferecem certo equilíbrio ao ecossistema urbano. Elas se alimentam de fezes, restos de alimentos e até papéis e plástico, sendo importante para o controle desse tipo de lixo. 

O problema é quando as baratas entram em contato com o ser humano, especialmente os alimentos que este irá consumir e não forem lavados corretamente antes de ingerir.

Apesar de não picarem ou oferecem riscos quanto a veneno e coisas do gênero para saúde, elas são conhecidas como vetores mecânicos, ou seja, levam em suas patas e boca, resíduos de sujeira que podem ser depositados em alimentos, caso passem por cima. 

Caso aconteça a transferência de resíduos de sujeira da barata para um alimento e houver o consumo, pode acontecer uma infecção alimentar grave com sérios comprometimentos gastrointestinais.

Por isso é sempre importante manter a assepsia dos alimentos, dos objetos onde esses alimentos estiverem e do local em geral, para evitar a proliferação de baratas e possíveis problemas de saúde. 

 

Dedetização de baratas

A dedetização de baratas é uma forma bastante eficaz de acabar com a infestação, principalmente nos casos graves, quando tudo o que poderia ser feito para seu combate já ocorreu.

Dependendo do tipo de barata e o tamanho da infestação, pode ser difícil eliminá-la. É o caso por exemplo da Barata alemã que citamos no primeiro tópico, que é resistente a inseticidas comuns e altamente adaptável. 

A dedetização de baratas utiliza 3 tipos de produtos e equipamentos para acabar com as baratas:

  • Pulverização- Um dos tipos de dedetização mais comuns para eliminar baratas, a pulverização é aplicada nos locais mais comuns de infestação e a casa ou empresa com o problema deve ser desocupado por um determinado período, já que possui efeito residual;

 

  • Isca por atração- Esse tipo de dedetização é feita, quando o local da infestação não pode ser desocupado. As iscas são colocadas em locais específicos por onde as baratas passam e ao consumir o veneno e leva-la para o ninho, elimina várias baratas de uma única vez. As iscas podem ser secas ou em gel;

 

  • Aerossol- Esse tipo de dedetização é indicado para locais que possam ser desocupados durante o tratamento, e o profissional dedetizador faz uso de um produto químico líquido e liberado no ar em partículas, que se tornam em um gás que mata as baratas rapidamente. 

 

Benefícios da dedetização de baratas

A dedetização é uma ótima maneira de fazer a limpeza total da infestação desagradável e perigosa de insetos nocivos a saúde, como é o caso das baratas. A dedetização oferece proteção prolongada contra os insetos, além de dar garantia e segurança a saúde das pessoas.

Mas para evitar possíveis focos da infestação de baratas, é sempre importante descartar o lixo no lugar adequado, embalá-lo com cuidado e bem fechado e sempre verificar possíveis entradas de baratas dentro de casa, como pequenas frestas de janelas por exemplo. Dessa forma, será mais difícil as baratas aparecerem ou causar grandes dores de cabeça para sua moradia ou comércio.

Gostou de saber um pouco mais em como combater e dedetizar baratas? Fique com a gente e veja mais novidades aqui no blog. 

Solicite um orçamento :

banner novo

 

Call Now ButtonLigue Agora
Orçamento via WhatsAPP Solicite Agora
+ +
Open chat
Em que posso ajudar ?
Olá , em que podemos lhe ajudar ?