Sanitização de Ambientes
Saiba tudo sobre Sanitização e Desinfecção de ambientes
O serviço de Sanitização e Desinfecção de ambientes sempre foi eficiente para garantir que locais como hospitais e empresas estejam sempre limpos e sem qualquer tipo de perigo quanto a bactérias ou vírus.
Mas com o aparecimento do novo Coronavírus e com a velocidade que a doença se dissemina, não é só esses ambientes que tem sido desinfetados, mas residências também, já que são nelas que o isolamento social deve ser feito com rigidez.
Nas casas sem casos suspeitos, a Sanitização e Desinfecção de Ambientes é eficiente para evitar que o vírus possa aparecer e sobreviver em superfícies, por exemplo, mas são nos lares onde tem ou tiveram casos de contaminação, que esse serviço se torna mais eficaz.
Neste artigo, será abordado tudo sobre Sanitização e Desinfecção de ambientes, como é o serviço e os benefícios a longo prazo.
Novo Coronavírus, Inimigo invisível
Pertencente a uma das maiores famílias virais do planeta, a Covid 19 é um vírus novo e ainda em estudo, mas que tem tido um aumento avassalador em todo mundo, se tornando em uma pandemia em poucos meses, arrebatando mais de 470 mil pessoas, com infecção confirmada em mais de 9 milhões.
A doença possui vários sintomas e que podem ser diferentes de uma para outra pessoa, mas na maioria dos casos, os sintomas comuns são febre alta, tosse seca e coriza, além de dor de cabeça e perda do olfato e paladar.
Os casos graves podem se manifestar em qualquer pessoa, sendo os sintomas a falta de ar e problemas cardíacos e renais. As pessoas com maior risco de apresentar complexidades são os idosos e pessoas com doenças pré existentes como doenças cardiovasculares e diabetes por exemplo.
As medidas para conter o aumento da contaminação do vírus são a lavagem das mãos, uso de álcool 70% ou superior para desinfecção e uso de máscara descartável ou de pano, o que diminui muito a chance de contágio. Roupas e compras, tem por orientação a serem lavadas e desinfetadas para matar o virus.
Outra forma de conter sua disseminação é fazer com que as pessoas fiquem mais em casa ao invés de sair na rua, e por conta do isolamento, quando saem podem ter contato com o vírus e este ficar nas roupas e em casa, se alojar em superfícies que quando tocadas, podem causar a infecção.
Por isto a importância da Sanitização e Desinfecção de ambientes para combater o vírus do novo coronavírus por completo.
As formas de limpeza mais comuns e suas diferenças
A Sanitização e Desinfecção de ambientes é uma das formas mais eficientes para garantir a descontaminação de um ambiente, seja por coronavírus ou outros vírus, bactérias e fungos e ela é mais eficaz quando o serviço é profissional.
Ainda assim, a limpeza residencial básica e comum também auxilia num tratamento local para descontaminação. A seguir as diferenças entre limpeza e até esterilização:
Limpeza
A limpeza pode ser definida como o ato de fazer a assepsia de um local ou objetos de forma superficial.
Através do uso de água e sabão, a limpeza pode garantir que um ambiente e seus itens fiquem limpos de pó, manchas visíveis e gordura, porém sem uma limpeza mais profunda.
Detergentes e produtos específicos químicos como limpa vidro por exemplo, podem ser considerados produtos de limpeza básico.
Sanitização
Os sanitizantes são produtos químicos que podem ser usados pelas pessoas em geral, pois possuem baixo risco, e a água sanitária é um desses produtos.
A água sanitária é feita de hipoclorito de sódio e possui um poder de combate a vírus bastante eficaz, tanto que está sendo recomendado seu uso para limpeza básica residencial.
Mas é bom ter cautela com a sanitização em casa, pois se for usado a água sanitária de forma indiscriminada, pode ocorrer problemas de intoxicação. A Anvisa inclusive, já ressaltou a importância de tomar cuidado com o uso da Água Sanitária, dado o aumento de casos de pessoas intoxicadas com o produto.
A água sanitária possui cheiro forte e deve ser usada em locais arejados, abertos e nunca em ambientes fechados sem o uso de máscara ou proteção. A pessoa pode sofrer uma alergia respiratória e até de pele, sendo necessário cuidados médicos.
Desinfecção
A Desinfecção é parte de um tratamento mais específico, sendo o mais comum em residências e feita pelos moradores, a desinfecção por álcool acima de 70%. Ao passar o álcool sobre as superfícies, qualquer vírus ou microorganismo que não tenha sido combatido pela sanitização, será eliminado por completo pela desinfecção.
Apesar de eficiente, o álcool em gel ou líquido 70% ou superior é altamente inflamável e pode oferecer riscos. Assim como no caso da sanitização corriqueira pode causar intoxicação, já existem alertas para o aumento de queimaduras por conta do uso irrestrito deste tipo de álcool.
Esterilização
A Esterilização é a parte final do processo de limpeza e combate a vírus e indicado especificamente a hospitais, laboratórios e indústrias, já que os produtos manipulados nesses locais necessitam de rigoroso controle de qualidade e assepsia.
Sanitização e Desinfecção de Ambientes
A Sanitização e Desinfecção de Ambientes é um processo que deve ser utilizado por empresa especializada, dados os riscos envolvidos. Com o uso de produtos químicos seguros e liberados pela Anvisa, além de profissionais preparados e rigorosamente trajados com uniformes de segurança, é aplicado os produtos que podem ser através de pó ou líquido.
Desentupidora que ofereça o serviço de Sanitização e Desinfecção de Ambientes, atua na limpeza total do local, deixando que os produtos utilizados façam a descontaminação por completo das superfícies e oferecendo resultado residual por mais tempo e sem trazer riscos a família.
Durante o período de aplicação, a empresa orienta os moradores em tudo, quanto a utilização e permanência nos ambientes e objetos.
Entre em contato com a desentupidora mais próxima de sua região e informe-se sobre o serviço de Sanitização e Desinfecção de Ambientes e garanta que os ambientes de sua casa estejam sempre seguros, livre de vírus e dando mais saúde a sua família.