Atualmente em diversas cidades brasileiras a instalação de caixas de gordura é uma obrigação legal a fim de evitar inúmeros tipos de problemas na rede de esgoto e saneamento básico público, como por exemplo, entupimento das estruturas, dificuldade de escoamento e até mesmo prejudicar o ecossistema local.
Mas o que é uma “Caixa de Gordura” e como ela funciona?
Caixa de gordura nada mais é que um dispositivo – geralmente de forma cilíndrica – que fica entre a pia da cozinha e a rede pública, o qual vai filtrar e reter a gordura existente nos fluídos que são lançados para o esgoto.
O seu funcionamento é extremamente simples, porém totalmente funcional. A caixa é dividida verticalmente e há uma pequena abertura no fundo da estrutura, a qual permite a passagem de água de um lado para o outro.
Como a gordura tem uma densidade menor do que a água ela flutua e fica retida na parte ‘A’ da caixa de gordura, enquanto a água e outros fluidos afundam e conseguem passar pela divisória e assim serem despejados posteriormente na rede pública de esgoto.
Cuidados com a Caixa de Gordura – Manutenção e Limpeza
Para o bom funcionamento da caixa de gordura devem ser tomados alguns cuidados relativos à manutenção e limpeza das mesmas. Do contrário, podem ocorrer diversos tipos de problemas, dentre eles:
– Escoamento lento da água pelo ralo da pia.
– Entupimento completo das canalizações posteriores e anteriores.
– Transbordamento pela tampa.
– Infestação de insetos e forte mau cheiro.
A limpeza pode ser feita manualmente, mecanicamente ou de forma biológica:
-Para realizar a limpeza de forma manual é necessário um par de luvas, óculos de proteção e alguma máscara para evitar o cheiro desagradável. Retire a gordura acumulada com algum arame, madeira ou peneira e coloque-a em sacos bem vedados. Deposite os sacos com a gordura no lixo não reciclável.
– Para realizar a limpeza de forma biológica compre produtos para esse fim em lojas de material de construção e siga as instruções corretamente.
– Para realizar a limpeza de forma mecânica contrate alguma empresa especializada no ramo e que tenha credibilidade no mercado. Lembre-se sempre de manter uma periodicidade na manutenção da caixa de gordura, a fim de evitar alguma medida drástica e para manter o bom funcionamento da rede de esgoto de sua casa.