Realidade de grande parte das regiões rurais do país, a Fossa Séptica é uma maneira de tratamento de esgoto reconhecido em todo mundo, como uma forma sustentável de manter o meio ambiente limpo e a saúde das pessoas com qualidade.
No mundo, de cada 10 pessoas, 3 não possuem saneamento básico, e a Fossa Séptica é uma das formas primárias e mais seguras de tratamento de esgoto, até indicadas como a maneira mais sustentável do que a rede de esgoto pública, por ter um conceito 100% natural.
Mas a Fossa Séptica para ser efetiva, necessita de cuidados especiais com a limpeza regular, que garante a qualidade de seu funcionamento, e neste artigo, falaremos um pouco sobre como ela funciona e como é feita a limpeza profissional de Fossa Séptica.
O que é Fossa Séptica ?
Uma das formas primárias mais usadas em todo mundo, a Fossa Séptica é uma alternativa para regiões onde a rede de esgoto pública não chega. Nas cidades, a Rede de esgoto funciona com uma tubulação principal e ramais ligado as residências, recebendo todos os dejetos de cada local e levando para estações de tratamento.
Esse esgoto quando recebido e tratado, é lançado novamente nos rios e mares, com a água em qualidade de uso, sendo retirado todo lixo que possivelmente seja encontrado.
No caso da Fossa Séptica, não existe rede de esgoto pública, e nas regiões rurais onde é mais comum o uso desse sistema, é preciso fazer um local para o armazenamento de compostos fisiológicos, de forma a evitar que sejam lançados de forma indiscriminada no meio ambiente.
Dejetos humanos não podem ser descartados em qualquer lugar pois oferece riscos a saúde como o aparecimento de insetos nocivos. Além disso, contaminam a água e por isso é fundamental ter um local próprio para recebê-lo.
A Fossa Séptica geralmente é um local feito em caixa de concreto ou de material como o polietileno, usado em caixas d´água, com um encanamento principal ligado a residência. Todos dejetos lançados dos banheiros e pia da cozinha e tanque da lavanderia, vão para esse encanamento e por fim, armazenado no recipiente da Fossa.
O esgoto é depositado na caixa pela ação da gravidade, sendo que dejetos sólidos são depositados embaixo e o líquido fica acima, descartado posteriormente em um sumidouro.
Quando descartado por este encanamento específico, o líquido geralmente está mais purificado e não oferece qualquer risco para o meio ambiente ou a saúde. Os dejetos sólidos presentes, recebem a ação de bactérias, conhecidas como Anaeróbicas, ou seja, bactérias que vivem somente com a ausência de oxigênio, e fazem naturalmente a decomposição desses excrementos.
A cada ação das bactérias, os sedimentos ficam cada vez mais depositados ao fundo da fossa, de forma que gases são liberados e apenas um lodo é produzido no local. A cada dejeto que é lançado na Fossa Séptica, maior se torna este depósito e os processos se repetem até a necessidade de limpeza total.
Limpeza da Fossa Séptica
A Fossa Séptica precisa ter no mínimo, uma dimensão de 1.000 litros para atender a demanda média de uma casa com até 4 pessoas, levando em consideração que cada pessoa use 200 litros por dia.
Assim que a Fossa fica completamente cheia, é necessário fazer o chamado Esgotamento de Fossa, que é a limpeza total, que retira a maior parte da sujeira contida para que a Fossa continue oferecendo bom funcionamento e armazenamento.
Em geral, a Limpeza de Esgotamento de Fossa deve ser feito por uma desentupidora, pois além de ser um processo que envolve sujeira e odores desagradáveis, ainda é preciso que a sujeira seja retirada com cuidado e descartada em local que não oferece qualquer tipo de contaminação para água ou meio ambiente.
Outro fator da necessidade do Esgotamento de Fossa depender do serviço especializado de uma desentupidora, é que o processo é feito com segurança e a utilização de equipamentos especializados como caminhão com bomba de sucção, que retira os dejetos de maneira rápida e precisa.
A Limpeza da Fossa pode ser feita a cada 3 anos ou assim que o morador perceber algum odor fétido ou aparente entupimento. Se houver transbordamento, é necessário acionar uma desentupidora que faça a limpeza da fossa.
Assim que os profissionais chegam ao local, é retirada a tampa da fossa e aguardado um período para que gases no local sejam evaporados, pois os mesmos se tornam inflamáveis e podem causar acidentes.
Depois, é colocado a bomba de sucção que faz a retirada de toda sujeira da Fossa, com o cuidado de manter 10% de sua capacidade, para que as bactérias anaeróbicas possam continuar o processo de decomposição.
Cuidados com a Fossa Séptica
A Fossa Séptica é um local exclusivo para o descarte de dejetos líquidos e sólidos provenientes da cozinha, banheiros e área de serviço, além de ralos e o local que se encontra a Fossa não pode ser muito distante da casa e nem muito perto para exalar mau cheiro e favorecer o aparecimento de insetos nocivos.
A estimativa é que tenha 4 metros de distância da casa e o encanamento feito em terreno com declive, para que a ação da gravidade seja ainda mais eficiente. Outro ponto importante é que a Fossa não pode ter fissuras e nem trincas em sua estrutura, por isso o indicado é que seja sempre uma caixa pronta de polietileno que é durável, resistente e oferece menos chances de haver quebras estruturais.
A tampa também precisa ser bem colocada e vedada, para que as bactérias contida na Fossa consigam sobreviver e fazer o processo de decomposição sem problemas, pois qualquer luminosidade ou entrada de ar, poderá matá-las e colocar em risco o funcionamento da Fossa Séptica.
Quanto mais moradores, é necessário mais Fossas Sépticas ou uma de maior capacidade. A limpeza é fundamental para seu funcionamento perfeito, por isso o indicado é ter uma desentupidora de confiança que faça esse processo regularmente e garante a qualidade desse sistema em sua casa.
Mais informações sobre Fossa Séptica você encontra aqui no nosso blog. Confira!
Solicite seu orçamento :